terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tempo e sabedoria

Lembram do coelho da Alice: "Estou atrasado, estou atrasado..."? Mantendo os olhos no relógio e correndo como louco o pobre coelho corria e muito, com medo de ter sua cabeça cortada pela rainha. Isto lhe é familiar? Você corre contra o tempo todos os dias de sua vida, ou é um dos poucos sábios que é senhor de seu próprio tempo e sabe que mantê-lo trabalhando por você é o que lhe trará benefícios no futuro?
"Tempo é dinheiro", dizem os capitalistas de plantão. Certamente, mas se você trabalhar para ele e não vice-versa, o dinheiro levará com o tempo, a sua saúde. Como disse o sábio Dalai Lama quando perguntado sobre o que mais lhe surpreendia na humanidade:
_" Os homens...Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer...e morrem como se nunca tivessem vivido."
Dinheiro é bom, não sou hipócrita, mas a que preço? Vale perder o foco do que queremos da vida, de quem somos em essência, de quem amamos e queremos preservar, dos bons amigos que nos fazem sorrir? Tenho certeza que não. Devemos aprender a administrar o tempo ao nosso favor. Distribuí-lo entre o que nos faz bem, os que nos querem bem. Que se ganhe dinheiro, mas sem perder de vista as coisas boas da vida, .
Não podemos esquecer de que o presente está aí, acontecendo agora, já o futuro, como diz o ditado "à Deus pertence", e o passado, ah...este não muda mais, então só nos resta fazer do presente o melhor que pudermos, para que no futuro não nos arrependamos daquilo que não fizemos, do que não falamos, do que não vivemos... e tenhamos saúde para gastar o dinheiro, prazeirosamente com quem amamos e queremos perto...Que a nossa passagem pela vida, deixe ensinamentos e boas lembranças, para que não tenha sido em vão...
Até mais...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário